Saiba mais da nossa metodologia aqui na Fênnix

Saiba mais da nossa metodologia aqui na Fênnix

Nossa proposta

A Proposta Pedagógica é a principal referência e retrata a identidade dos espaços escolares, promovendo a interação entre aluno e professor. Sistematiza os processos para desenvolvimento da autonomia intelectual, do pensamento crítico, do espírito solidário e igualitário.
A afetividade é a base para construção das relações interpessoais, gerando vínculos afetivos, conhecimento compartilhado e alunos multiplicadores de saber.

Ao longo da trajetória do Colégio Fênnix, a proposta pedagógica é conjugada pelo esforço coletivo da equipe e pelo diálogo com a comunidade escolar sobre conhecimentos e experiências, aliados as contribuições conceituais mais recentes do campo da educação e as políticas públicas contemporâneas relativas a modalidade de educação infantil, ensino fundamental I e II.

Somos uma instituição que preza pela tradição, qualidade no ensino e têm os olhos voltados para o futuro!

Nesse processo histórico, acreditamos que seja em uma linguagem metodológica mais tradicional ou mais contemporânea, o importante é buscar uma educação de excelência.

Com esse objetivo, trabalhamos para oferecer um ensino, baseado na interação de aluno com o conhecimento. A educação é forte para formar o indivíduo capaz de responder aos problemas reais em todos os âmbitos do desenvolvimento social, emocional e profissional.

Os fundamentos que norteiam são:

Investimos na formação dos profissionais

A proposta pedagógica dialoga no dia a dia com as novas configurações de uma escola, necessárias à sociedade atual, no entanto, nunca perde sua essência, ser espaço de construção e circulação de conhecimento coletivo.

Para tanto, o colégio Fênnix investe na formação dos profissionais, nas plataformas de ensinos e na seleção e material didático contextualizado e alinhado a BNCC- Base Nacional Comum Curricular.

Nessa perspectiva alinhamos o trabalho pedagógico a cada modalidade de ensino, pois sabemos que cada faixa etária tem um perfil e necessidades específicas de desenvolvimento.

SISTEMA DE ENSINO FARIAS BRITO

No Ensino Fundamental II usamos o SFB. O Sistema Farias Brito de Ensino, é resultado da soma de dois grandes grupos educacionais: a Organização Educacional Farias Brito e a Editora Moderna. Juntos, unem mais de 83 anos de experiência em educação com a liderança no mercado editorial brasileiro. Sua principal missão é prover um ensino de alta performance, que coloca alunos nas principais faculdades do país e cidadãos atuantes na sociedade, além de oferecem soluções didáticas que desenvolvem a liderança desde as primeiras escolhas da vida, preparando o discente para ser protagonista das pequenas conquistas aos grandes desafios.

PROGRAMA BILÍNGUE

Você sabe a diferença entre aula de inglês e Programa Bilíngue? Nas aulas de inglês geralmente, o foco está em ensinar o idioma, gramática, ortografia e, posteriormente, a interpretação de texto.

Já no Programa Bilíngue, o sistema promove uma maneira mais natural de aprender um idioma estrangeiro. Pense assim: quando você é um bebê, ninguém vai te ensinar a gramática da sua língua materna. Você aprende a sua primeira língua ouvindo os outros falando, estabelecendo relações.

Acreditamos no desenvolvimento de habilidades cognitivas e sócio emocionais por meio da aquisição da segunda língua e a desenvolvemos por meio do Programa Bilíngue que possibilita uma exposição diária a língua inglesa.

O programa é muito mais que uma metodologia, é uma verdadeira vivência bilíngue, pois as aulas ocorrem de segunda a sexta-feira e são de muita conversação, tecnologia e juntamente com a mediação de professores especializados, tornando-se um referencial às famílias que buscam a parceria ideal na educação de seus filhos.

Nessa perspectiva, no Colégio Fênnix inicia com o programa bilíngue a partir da turma do maternal, pois sabe que o quanto antes a criança tiver contato com a segunda língua, mais natural e efetiva será a aprendizagem. A medida que o trabalho avança, o aluno recebe mais desafios e a todo instante ele é provocado a ampliar vocabulário e desenvolver a fluência, por meio de conversações. Nas aulas de bilíngue as tecnologias digitais são usadas para aproximar a teoria da prática.